20/05/2025
Os brigadistas do município de Vista Alegre do Alto, participaram no dia 13 de maio, da segunda etapa do treinamento da Operação SP SEM FOGO, realizado na cidade de Bebedouro.
Na ocasião, foram realizadas ações práticas de combate a incêndios, tendo em vista preparar a equipe mediante ocorrências. Sabe-se que 2024 foi um ano crítico e que a seca e as queimadas assolaram a região. Sendo assim, ter uma equipe treinada e capacitada para possíveis ocorrências em 2025 é fundamental.
Além disso, o município participou da Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate a Incêndios, em 16 de maio, no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto. O evento teve como enfoque a discussão sobre a importância da prevenção de queimadas e ações rápidas na resposta e combate. Durante o evento, foram distribuídos também jogos de educação ambiental, para serem trabalhados nas escolas.
Vale ressaltar também que o município aderiu, neste mês de maio, ao PPDC – Plano de Contingência para Estiagem, em consonância com o disposto na Lei Federal nº 12.608, de 10 de abril de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC, e dispôs sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, atribuindo expressamente como dever da União, dos Estados e dos Municípios adotar as medidas necessárias à redução dos riscos de desastres.
Sendo assim, o município vem atuando de forma criteriosa e séria nas ações relativas à Defesa Civil, em especial no preparo para combate a incêndios.