Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Novidades Projeto "Brincar".

17/06/2008

Mais uma vez, mostramos à comunidade o empenho da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer de Vista Alegre do Alto em promover a MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO.

O último encontro referente aos Projetos “Brincar” e “Entre na roda”, são desenvolvidos por meio de uma parceria entre a mencionada Secretaria, o CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e a Fundação Volkswagen, aconteceu dia 09 de junho.

Por ocasião dos encontros de formações, as professoras apresentam notícias das atividades que realizaram com os alunos, baseadas nos conteúdos e estratégias apresentados pelas formadoras Alessandra e Sônia.  Dessa forma, nesta edição registramos o trabalho realizado pela Professora Maria Cristina Dalócio Cazoni, da 2ª série C, conforme relatório a seguir.

 

Relatório sobre atividade na classe

 

A professora iniciou a atividade dizendo aos alunos que iria ler um texto poema muito interessante e que seria preciso que prestassem bastante atenção para que conseguissem perceber algo.

Quando realizou a leitura do poema “Trem de Ferro” de Manuel Bandeira, as crianças logo perceberam a entonação usada (dava a impressão do barulho que o trem faz).

Depois, sugeriu que os alunos levantassem e fizessem como faz o trem. Atendendo ao pedido, posicionaram-se um atrás do outro para a atividade, movimentando-se e imitando os sons do trem.  As crianças doraram esses momentos de expressão.

Em seguida, a professora organizou a classe com as carteiras em forma de “U” e forneceu aos alunos um trecho do poema que estava sendo trabalhado com lacunas a serem completadas.  Pediu para que eles discutissem, trocassem idéias e, após, completassem o poema.

Este tipo de atividade favorece a criatividade, a coerência e o coleguismo, além do interesse pela leitura, principal foco do projeto.

Muitas crianças depois de terminarem seus poemas, quiseram ajudar os colegas com mais dificuldade em preencher algumas lacunas.

Os textos finais ficaram muito bons, os quais quiseram mostrar para a escola toda.

Confiram as fotos da atividade.