Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Novidades Projeto "Entre na Roda".

16/06/2008

Como sempre, com o propósito de promover a MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer de Vista Alegre do Alto continua apoiando os Projetos “Brincar” e “Entre na roda”, cujo 6º Encontro aconteceu no último dia 09.

Os Projetos são desenvolvidos por meio de parceria entre a mencionada Secretaria, o CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e a Fundação Volkswagen.

Após os encontros de formações, os professores desenvolvem atividades com os alunos, baseados nos conteúdos e estratégias apresentados pelas formadoras Alessandra e Sônia.  Dessa forma, nesta edição registramos o trabalho realizado pelas Professoras Sandra Aparecida da Silva Menegasso e Adriana Golfi Andreazi Magorno, das classes de Pré-escola B e C.

           

Inicialmente, as professoras realizaram um diagnóstico para saber se os alunos brincavam com seus pais, observando que isso não faz parte da rotina familiar.  Dessa forma, elaboraram um projeto com o intuito de unir a alegria da brincadeira ao prazer de estar com os pais e/ou mesmo irmãos numa relação de afeto, carinho e diversão.

Para iniciar, as crianças confeccionaram um jogo para ser entregue aos pais na reunião, deixando as crianças muito animadas.  Essa atitude contribuiu inclusive para aumentar a participação dos pais na reunião de pais e mestres, uma vez que os alunos queriam que recebessem o presente.

Em relação aos pais, gostaram muito do que propõe o Projeto, principalmente por compreender um pouco mais o que está por trás do ato de brincar com os filhos, ou seja, que estreita os laços afetivos, aumenta a confiança, desenvolve respeito, aprende-se a respeitar regras, além de desenvolver o raciocínio, a atenção e a concentração.

Por ocasião da reunião de pais e mestres, as professoras sugeriram algumas formas de brincar, decidiram em conjunto quantas partidas seriam jogadas a cada dia, e mencionaram a possibilidade de fazer contagem dos pontos semanalmente, entre outras atividades. Disseram também para não subestimarem os filhos deixando-os ganhar o jogo, pois é importante para eles ganhar, mas também saber perder.

Os alunos chegaram contando como foi divertido brincar com os pais. Eles jogaram com o pai, a mãe, os irmãos, marcaram os pontos como foi sugerido e disseram que fariam a contagem após uma semana de jogo. Os alunos cujos pais não vieram na reunião ficaram ainda mais ansiosos para levar o brinquedo para casa.

Assim, o projeto trará inúmeros benefícios para o processo de ensino e aprendizagem, visto que a parceria entre a escola e a família é imensuravelmente importante para o desenvolvimento das crianças.