Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre do Alto participa de reunião para fortalecimento da segurança pública da região.

23/03/2026

A Prefeitura de Vista Alegre do Alto esteve representada, na sexta-feira, 20 de março, em uma importante reunião voltada ao fortalecimento da segurança pública da região. O encontro foi realizado no gabinete da prefeita de Monte Alto, e reuniu lideranças de municípios vizinhos para discutir ações conjuntas na área.

Representando o prefeito, a procuradora de Vista Alegre do Alto participou da reunião ao lado dos prefeitos de Taiúva e Taiaçu, além de autoridades da área de segurança pública da região.

Durante o encontro, foi debatida a proposta de implantação de um convênio de cooperação entre as Guardas Civis Municipais, com o objetivo de permitir a atuação integrada entre os municípios. A iniciativa visa ampliar a capacidade de resposta em ocorrências, promover maior eficiência no atendimento à população e fortalecer a segurança regional.

Entre os principais pontos discutidos estiveram o atendimento conjunto em situações emergenciais, o apoio em eventos de grande porte, ações preventivas e o patrulhamento em áreas limítrofes. Também foram abordadas medidas como a padronização de procedimentos operacionais, a integração dos sistemas de comunicação, a realização de capacitações conjuntas e o fortalecimento das corregedorias.

Outro destaque da reunião foi a necessidade de formalização legal do convênio, com o encaminhamento de projetos de lei às Câmaras Municipais, garantindo respaldo jurídico às ações integradas.

Como encaminhamento, será elaborada uma carta de intenção entre os municípios envolvidos, formalizando o compromisso de cooperação e dando início ao processo de implantação do convênio.