Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre ganha livros do Prêmio Jabuti.

29/06/2008

A biblioteca municipal de Vista Alegre do Alto recebeu 941 livros participantes do “Prêmio Jabuti 2007”, considerado o mais tradicional e importante prêmio literário do Brasil. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura, dentro do programa “São Paulo: um Estado de Leitores” e da Câmara Brasileira do Livro (CBL) que firmaram parceria com a prefeitura do município. Apenas duas cidades do Estado de São Paulo foram contempladas, neste ano, com a doação. Além de Vista Alegre do Alto, Santos foi à outra escolhida para receber o prêmio.

A cerimônia de entrega aconteceu na última terça-feira (24) no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Antonio Fiorani; da secretária municipal de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Maria Rita Vieira Cunha; do presidente da Câmara Municipal, Luís Antonio Fiorani; representante da CBL, Antonio Erivan Gomes; do coordenador do programa José Luiz Goldfarb e da assessora do gabinete da Secretaria de Estado da Cultura, Adriana Cybele Ferrari.

Durante a solenidade, a escola municipal “Irineu Julião” preparou diversas apresentações que encantaram e emocionaram o público. Após o estudante Alex Esteves Ribeiro, da 4ª série A, recepcionar os convidados, se apresentaram os alunos do projeto de iniciação à flauta doce, orientados pela professora Fátima Aparecida Esteves de Oliveira Domingo, com o auxílio da monitora Cassiana e da estagiária Luciane. Na seqüência, o aluno Marjuriê Freitas Jesus Neto (4ª série C) e a monitora Cassiana apresentaram a música “Asa Branca” e, mais tarde, “Chico Mineiro”.

Antes do encerramento, as alunas Laura Gonçalves Betini (3ª série A) e Lucimara Aparecida da Silva (4ª série C), realizaram a leitura do texto “Livro aberto” - de Germaria Gonçalves Arrudas, e a declamação de um enxerto do poeta Castro Alves, respectivamente. Os alunos também presentearam as autoridades convidadas com uma cesta de produtos fabricados por uma empresa do município.

 

O povo em primeiro lugar

 

Em seu pronunciamento o prefeito Antonio Fiorani destacou que o objetivo da administração municipal é valorizar a criança. O município de Vista Alegre do Alto tem sob sua responsabilidade a educação de crianças na faixa-etária que compreende desde os primeiros meses de vida até os 10 anos de idade, ou seja, atende a demanda para a educação infantil e o ensino fundamental (ciclo I). Fiorani lembrou ainda que a Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para 470 estudantes universitários para várias cidades da região.

Segundo o prefeito, o prêmio é o fruto que a cidade colhe com a inauguração da biblioteca municipal. Em sua opinião, a leitura é um instrumento básico para o acesso à informação, um recurso de expressão e, portanto, um dos mais importantes canais para viabilizar a participação efetiva do indivíduo na sociedade, por isso o governo municipal não poderia deixar de apoiar os projetos de incentivo à leitura. “Aqui se administra para o povo, em benefício do próprio povo”, completou.

 

Secretaria faz sua parte

 

A secretária de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Maria Rita Vieira Cunha, revelou que ficou maravilhada com os novos livros e disse que serão de grande valia para os estudantes vistalegrenses. Para Maria Rita, foi uma alegria indescritível receber a doação de livros muito significativos para o acervo. Ela ressaltou que a implantação da biblioteca municipal foi um desafio vencido. “A biblioteca existia apenas no papel, porque de fato nunca existiu. Agora é uma realidade”, contou.

A secretária também informou que desde o início da gestão é desenvolvido um trabalho voltado a despertar o gosto pela leitura. “Nosso objetivo é incentivar o gosto pela leitura e facilitar o acesso ao livro entre todas as faixas etárias”, emendou. Maria Rita ainda acrescentou que o prefeito Antonio Fiorani jamais deixou de apoiar os eventos e as iniciativas da secretaria.

 

 

Novas opções para o leitor

 

O representante da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Antonio Erivan Gomes, aproveitou a ocasião para divulgar o Prêmio Jabuti que tem como proposta destacar o melhor da produção editorial do país. Idealizado em 1958, o concurso tem como objetivo prestigiar e difundir o trabalho de escritores, editores, ilustradores e gráficos. No ano passado, mais de dois mil concorrentes se inscreveram na competição, com um total de 2.052 livros indicados.

Em sua opinião, o prêmio vai fortalecer a cultura do município. O Prêmio Jabuti é considerado um dos mais tradicionais prêmios da literatura brasileira O jabuti foi escolhido para simbolizar a atividade dos escritores, editores, livreiros e gráficos, porque, segundo o folclore brasileiro, trata-se de um animal que se diferencia pela paciência e tenacidade com que vence os desafios. 

 

Vista Alegre bem servida

 

O coordenador do programa “São Paulo: um Estado de Leitores”, José Luiz Goldfarb, enfatizou a importância de livros dessa qualidade estarem à disposição da população. Também ratificou que os livros da coleção Jabuti reúnem o melhor da produção literária do mercado brasileiro. Em seu discurso, Goldfarb estimulou a leitura e publicamente convidou o município a participar da premiação do Jabuti 2008.

Ele ainda comentou que “é horrível” quando os livros parecem novos nas prateleiras das bibliotecas. “O bom é quando os livros] saem para passear porque sinal que estão sendo usados pelos leitores”, observou o coordenador que finalizou com a afirmação “lêem os livros que a gente traz mais”.

 

Biblioteca é um exemplo

 

A assessora do gabinete da Secretaria de Estado da Cultura, Adriana Cybele Ferrari, informou que Vista Alegre do Alto foi uma das escolhidas para receber a doação, “pelo reconhecimento do trabalho” realizado na área literária. Adriana elogiou o funcionamento da biblioteca municipal da cidade.

A assessora citou que existem cidades que mantém bibliotecas de fachada, somente para atender um requisito político-administrativo. Em Vista Alegre do Alto, ela parabenizou os dirigentes e salientou que a biblioteca local encontra-se num espaço privilegiado e de fácil acesso. “Este trabalho deixa a gente feliz”, concluiu.